domingo, 22 de maio de 2011

o coração frio do escorpião


Entenderam? Não? Vou explicar. Essa lindeza aí da foto é a estrela Antares, também chamada de Alpha Scorpi (derivado do nome latino da constelação de escorpião, da qual Antares é a estrela Alpha, a principal). É uma super gigante vermelha. Agora às explicações: super gigante, porque ela é cerca de 700 e poucas vezes maior que o Sol! e 10.000 vezes mais brilhante. Aliás, é a 16ª estrela mais brilhante do céu noturno. E por que estou falando dela agora? Porque a melhor época para vê-la está se aproximando, é dia 31 de maio, onde ficará visível a noite toda no céu, em oposição ao Sol. Para reconhecê-la, basta procurar por um ponto vermelho, devido a sua cor (porém, cuidado pois Marte também tem coloração avermelhada visto da Terra. Aliás, o nome Antares vem de Anti-Ares, pois as duas rivalizam seu brilho vermelho. Ares era o deus da guerra grego, Marte para os romanos).



O nome do post tem a ver com a condição de Antares. Ela fica bem no meio da constelação de escorpião, no lugar do coração. E frio, porquê, apesar de todo seu esplendor e magnitude, Antares é mais fria que o Sol, porque ela está no fim de seus dias. : ( Seu brilho vermelho atesta sua idade, quanto mais velha for a estrela mais vermelha. Estrelas jovens que têm muito hidrogênio em seu interior pra queimar como combustível são azuis, e as adultas são amarelas, como o nosso Sol. No fim de sua vida, que ainda vai demorar alguns milhares de anos, e mais ainda pra sabermos, pois ela está a 600 anos-luz da Terra, ela se transformará no maior fenômeno inexplicável do universo: um buraco negro! Até no fim ela será magnânima, rs. Deixo aqui a pergunta: será que o coração dos escorpiões é frio mesmo? Como bom escorpionino, e sei que a fama que temos não é das melhores, vou provar meu ponto de vista: deixar a resposta subentendida, rsrs. Mais uma foto da minha linda estrela:

2 comentários:

Itala Alves disse...

Não sabia que vc era o menino das estrelas
com a miopia do caralho que eu tenho
nunca consegui ver muita coisa lá em cima
já quiseram me mostrar um caranguejo
eu sempre finjo que to vendo

bjs

Bruna disse...

qualquerboteco.blogspot virou onzedejulho.blogspot
confere lá. Bjs.

Postar um comentário